Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021 Fale Conosco Redação: (45) 9.9934-0761
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O composto deste chá aumenta níveis de proteína anticancro

Variedades | 23/02/2021 | 02:52 |

Investigadores do Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, apuraram que um antioxidante em particular do chá verde pode elevar os índices de p53, uma proteína considerada a 'guardiã do genoma' pela sua capacidade de corrigir danos no ADN e obliterar células cancerígenas, reporta um artigo publicado na revista Galileu. 

A p53 tem múltiplas funções que por sua vez contribuem para inibir a propagação do cancro, nomeadamente ativar o reparo de ADN e iniciar a morte celular na eventualidade de que o dano não possa ser corrigido. 

Os dados apurados, publicados na revista Nature Communications, apontam que uma substância do chá verde, mais precisamente o antioxidante natural epigalocatequina-galato (EGCG), interage direta e positivamente com a p53.

O EGCG impede o desequilíbrio da célula e ameniza os efeitos causados pelo stress oxidativo, que ocorre quando é exigido demasiado esforço do organismo, devido por exemplo a infeções, diabetes e inclusive o próprio cancro. 

Conforme explica a revista Galileu, os investigadores detetaram que a interação entre o EGCG e a p53 defende a proteína do deterioramento.

Chunyu Wang, um dos autores do estudo, explica que o antioxidante existente no chá compete com outra proteína chamada MDM2 pois ambos unem-se à p53 na mesma localização, o domínio N-terminal.

"Quando o EGCG se liga à p53, a proteína não está a ser degradada através do MDM2, então o nível de p53 aumentará a partir da interação direta com o EGCG. E isso significa que há mais p53 para a função anticancro", diz Wang. 

Os cientistas esperam que a pesquisa abra caminho para o desenvolvimento de fármacos com compostos similares a esse antioxidante.

ACOMPANHE AQUI O

Compartilhe esta notícia com os seus amigos Compartilhe esta notícia com os seus amigos

| Fotos: Notícias ao Minuto |
PUBLICIDADE
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL
TecNet Informatica Assistência técnica venda e manutenção de computadores (45) 9 9810-5618
Sonoriza Som Serviços de Som, Luzes e Divulgação 45 99934-0761
Contrate Sonoriza Som