Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2022 Fale Conosco Redação: (45) 9.9934-0761
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que se sabe sobre a Deltacron, a (possível) nova variante do SARS-CoV-2

Variedades | 10/01/2022 | 19:52 |

As autoridades de saúde do Chipre alegam ter detectado mais de 20 casos de 'Deltacron', uma possível nova variante do SARS-CoV-2. Esta estirpe resulta da junção da Delta e a Ômicron.

"Há atualmente co-infecções de Ômicron e Delta e detectamos esta variante que combina as duas", disse Leondios Kostrikis, professor de biologia na Universidade de Chipre e responsável pelo Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular, à estação cipriota Sigma TV, citada pela Bloomberg. Contudo, para já, não existem certezas sobre a veracidade desta variante, cujas amostras estão sendo analisadas pela GISAID, umas das redes de análise do vírus da Covid-19 com que trabalha a Organização Mundial da Saúde.

Deve preocupar-se? Segundo Kostrikis, a infecção por Deltacron é maior entre doentes hospitalizados por Covid-19. Já o ministro da Saúde cipriota, Michael Hadjipantela, disse no domingo que a nova variante não é motivo de preocupação e que serão revelados mais detalhes numa coletiva de imprensa agendada para esta semana, de acordo com o Philenews . 

Entretanto, já vários especialistas vieram dizer que pode tratar-se de um erro de laboratório, nomeadamente Tom Peacock. O virologista do Imperial College de Londres, considera que se trata de um caso de contaminação.

Já Sunit K Singh, virologista e professor do Banaras Hindu University, na Índia, sublinhou que "nem todas as mutações são motivo de alarme. Também Eric Topol, biólogo molecular do Scripps Research Translational Institute, atribuiu pouca importância a esta informação. “É um novo subtipo de ‘scariant’ [jogo de palavras entre 'scare' e 'variante', que significam 'medo' e 'variante', em português). 

ACOMPANHE AQUI O Compartilhe esta notícia com os seus amigos Compartilhe esta notícia com os seus amigos
| Fotos: Notícias ao Minuto |
PUBLICIDADE
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL
Colégio Luterano Rui Barbosa
Tadeu Materiais de Construção