Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Paraná

Agroceres PIC inaugura primeira unidade do complexo em Paranavaí, no Noroeste

A Unidade de Disseminação de Genes (UDG) da Agroceres PIC, instalada em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, foi inaugurada nesta sexta-feira (1). O i...

01/07/2022 16h05
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

A Unidade de Disseminação de Genes (UDG) da Agroceres PIC, instalada em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, foi inaugurada nesta sexta-feira (1). O investimento supera R$ 100 milhões, com a geração de 300 postos de trabalho entre diretos e indiretos no Complexo Genético da Empresa, que inclui a UDG e a moderna Granja Núcleo Gênesis.

São 6 mil metros quadrados de construção em uma área total de 30 hectares, dos quais 6 hectares são destinados à Área de Reserva Legal e outros 10 hectares para reflorestamento. A UDG Paranavaí é a sexta unidade desse tipo da Agroceres PIC no Brasil e a segunda no Paraná. Além de estrutura moderna, concentra alta tecnologia e práticas de sustentabilidade.

Na avaliação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a Agroceres PIC gera emprego, renda e desenvolvimento no Paraná. “Estamos elevando a genética da nossa produção e atraindo novos investimentos”, disse.

Ortigara destacou que a chegada da Agroceres PIC é um dos inúmeros reflexos do reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que abriu novos mercados e estimulou a expansão da produção de proteínas animais, pela qualidade sanitária do Estado, e atraiu novos investimentos.

Cerca de 30 frigoríficos anunciaram a instalação ou ampliação de unidades no Paraná nos últimos anos. “A instalação da Agroceres PIC ajuda a sustentar a expansão que buscamos. Temos qualidade, sanidade, somos grandes produtores para a ração dos animais e temos preço competitivo”, disse Ortigara.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA– O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza, destacou o trabalho do governo estadual no licenciamento ambiental e outorga para empreendimentos no Paraná. “Tivemos importantes avanços para que pudéssemos, dentro da área do desenvolvimento sustentável, dar o apoio que os municípios paranaenses precisam para diversas atividades voltadas à sustentabilidade”, disse.

O diretor-superintendente da Agroceres, Alexandre Furtado Rosa, afirmou que a Agroceres escolheu Paranavaí pela localização estratégica e excelente infraestrutura. Além disso, por estar em uma região sem tradição na produção de suínos, o que confere alto grau de isolamento sanitário. “Agradeço o apoio dos órgãos de Estado para a instalação desse empreendimento”, disse. “O objetivo é levar o produto para as Américas e países de outras regiões também. Com o projeto de Paranavaí vamos atender mercados que nem sonhávamos atender”.

A UDG tem capacidade para alojar 800 reprodutores e potencial para processar 1,2 milhão de doses de sêmen por ano. Já a moderna Granja Núcleo Gênesis terá capacidade para alojar 3.600 fêmeas elite, e entra em operação no primeiro trimestre de 2023.

Em paralelo, e para dar suporte às duas novas unidades de produção, a empresa vai construir uma fábrica de ração com capacidade de produção de 35 mil toneladas por ano. Com isso, a unidade de produção paranaense torna-se a maior da América do Sul, com 70 mil metros quadrados de área construída, capacidade para alojar 3,6 mil fêmeas de elite e uma produção estimada em até 110 mil animais por ano.

PRESENÇAS– Também participaram da cerimônia o presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins; o chefe do núcleo regional da Seab em Paranavaí, José Jorge Oliveira Neto; além de servidores do Sistema Estadual da Agricultura e lideranças municipais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários