CAMPANHA DENGUE MARECHAL MARÇO 2024
Feirão de Veículos 2024 - Abril
CAMPANHA DENGUE MARECHAL MARÇO 2024
Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Feirão de Veículos 2024 - Abril
Sociedade

Agosto marca o Dia Nacional da Saúde: data homenageia Oswaldo Cruz

Dia 5 de agosto foi escolhido por ser o aniversário do importante médico e sanitarista que trouxe avanços no campo da saúde pública, propagando cui...

04/08/2022 10h25
Por: Marcos Umeres
Fonte: Agência Dino
161
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A primeira semana de agosto marca o Dia Nacional da Saúde. Comemorada no dia 05, a data foi instituída em 1967 através da Lei nº 5.352 e homenageia o médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido na mesma data, em 1872, além de alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção de doenças para a vida das pessoas.

A atuação do médico contribuiu para o combate e erradicação de epidemias como a peste bubônica, febre amarela e varíola. Em tempos onde a disseminação de informações era extremamente limitada se comparado com o cenário atual, o sanitarista propôs campanhas de saneamento, cuidados com a higiene e vacinação, o que, nos dias de hoje é consenso entre médicos e cientistas especializados em saúde pública.

Para Jonatas de Sena, vice-presidente comercial e de marketing do grupo Henry Schein Brasil, que tem entre suas marcas o e-commerce Utilidades Clínicas, é importante aproveitar datas como essa para falar sobre cuidados com a saúde que devem ser pontos de atenção para todos. Dessa maneira, a procura por profissionais da saúde deve ser realizada pelos cidadãos de forma preventiva e regular. “Além da prática de bons hábitos, a manutenção da vacinação em dia e a realização de exames de rotina, por exemplo, contribuem para uma saúde de qualidade. Assim como procurar profissionais da área, quando necessário, para esclarecimentos, torna-se igualmente um aspecto favorável para uma boa saúde”, afirma.

Cuidados em casa

Nos últimos tempos, algumas novidades, como o home office, crescimento do delivery e a telemedicina, gradativamente se incorporam à rotina dos brasileiros. Para exemplificar, segundo estudo publicado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), pelo menos 50% dos brasileiros realizaram serviços de saúde on-line no último ano.

No contexto de cuidado e prevenção, Jonatas comenta que o aniversário da marca em agosto destaca temas que promovem cuidados com a saúde. Além disso, o VP Comercial e de Marketing da Henry Schein também expõe alguns itens que podem contribuir para uma rotina mais saudável: “produtos para home care, como bolsa térmica, inaladores e nebulizantes, monitores de glicemia e colesterol, curativos, aparelhos de pressão, produtos para fisioterapia, ortopedia, dentre outros, colaboram para um dia a dia mais saudável", complementa. 

De Sena ressalta que a identificação precisa e a orientação sobre os devidos tratamentos a serem realizados dependem de diagnósticos clínicos efetuados por profissionais da saúde, os quais possuem conhecimento, bem como materiais, aparelhos, instrumentos e equipamentos especializados para tais avaliações. Para ele, o cuidado com a saúde deve ocorrer por todos e ser observado cotidianamente.

Para mais informações, basta acessar: www.utilidadesclinicas.com.br

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários