Feirão de Veículos 2024 - Abril
CAMPANHA DENGUE MARECHAL MARÇO 2024
Sonoriza Som
CAMPANHA DENGUE MARECHAL MARÇO 2024
Feirão de Veículos 2024 - Abril
Anuncie Aqui
Quatro Pontes

IBGE começa coleta de dados para o Censo 2022 em Quatro Pontes

A coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já começou em Quatro Pontes.

04/08/2022 20h03
Por: Marcos Umeres
Fonte: Assessoria
143

As visitas acontecem até dia 31 de outubro, sendo que no município a coleta é feita por dois recenseadores: André Henrique Rogaleski Silva e Sonia Figueira Rodrigues. 

O Censo Demográfico é feito a cada dez anos. Deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por dois anos devido ao período mais restritivo da pandemia da Covid-19. Os resultados desta edição serão conhecidos em 2023, porém, a contagem populacional deve ser divulgada até o final do ano.

A prefeitura informa que a população pode ficar despreocupada, pois não é golpe e não é necessário chamar a Polícia Militar. Logo, os moradores podem facilitar a abordagem dos recenseadores durante as visitas domiciliares. Os munícipes com dúvidas sobre se a pessoa que está tentando recensear seu domicílio é de fato contratada pelo IBGE podem acessar o site https://respondendo.ibge.gov.br/ ou ligar no telefone 0800 721 8181 e verificar os dados do recenseador, utilizando a sua matrícula, RG e/ou CPF, que se encontra no crachá preso ao colete do IBGE. 

Questionário

O Censo apresenta dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. No primeiro, são feitas 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores. No outro, são 77 questões, que buscam mais detalhes sobre o domicílio, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião ou culto, mortalidade, autismo, entre outras perguntas.

Todas as informações coletadas são sigilosas. Os dados não são cruzados com nenhum órgão como a Receita Federal, por exemplo. Também não é necessário apresentar documento para a realização da pesquisa, porém, o IBGE vai pedir, ao final da entrevista, o CPF do morador e o e-mail, sem caráter obrigatório.

Segurança

Para que a população participe do questionário e se sinta segura com o acesso dos recenseadores, o IBGE também produziu um uniforme diferenciado. Os agentes possuem um colete azul marinho. Na frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e a função.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários