Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Eleições 2022

Caravana das eleições: grupo percorre diretórios de partidos para entregar petições que reúnem 3,6 milhões de assinaturas

Iniciativa promovida pela Change.org amplifica a voz da sociedade civil; serão levadas petições relacionadas às áreas da saúde, educação, meio ambiente, direitos dos animais e economia

25/08/2022 07h32
Por: Marcos Umeres
Fonte: 4pressnews/Fernanda D'Avila

São Paulo - Uma caravana formada por moradores de diferentes cidades e representantes de cinco organizações vai percorrer diretórios de partidos políticos, até esta quinta-feira (25), na capital paulista. A ação, promovida pela plataforma de abaixo-assinados Change.org, vai levar seis petições, que reúnem mais de 3,6 milhões de assinaturas, às coordenações dos partidos dos candidatos que disputarão as próximas eleições, em outubro.

Entre os integrantes da caravana, está o jovem ativista socioambiental Gabriel Adami, de 17 anos. Morador de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Gabriel vem a São Paulo entregar diretamente aos diretórios políticos o compilado de 1,3 milhão de assinaturas que coletou em uma petição pelo fim das queimadas no Pantanal. Fundador do projeto “Ajuda Pantanal” e membro do movimento Fridays for Future Brasil, Gabriel está otimista com a ação.

“Espero que ações afirmativas sejam tomadas em favor da conservação e desenvolvimento sustentável do Pantanal, assim como outras medidas devem ser tomadas para as diversas problemáticas que o Brasil enfrenta. Espero que as autoridades e representantes políticos escutem e façam ouvir nos projetos legislativos do ano que vem”, diz.

A “caravana das eleições” será liderada por Monica Souza, diretora-executiva da Change.org, plataforma que hospeda todas as petições que serão entregues. A especialista em mobilização social e ativismo digital destaca que a ação tem como objetivo “a celebração do exercício da plena cidadania, da democracia e da importância do debate saudável”. 

“É uma maneira de abertura do diálogo com candidatos e partidos políticos a respeito dos anseios da sociedade civil para o pleito eleitoral”, enfatiza Monica. “Os documentos entregues deverão ser repassados aos candidatos”, acrescenta. A diretora-executiva da plataforma explica que, além das visitas, todos os diretórios receberam - tanto por e-mail quanto por correio - um ofício sobre a iniciativa do grupo e o pedido para a entrega presencial.

“Solicitamos que receba essas demandas para que os peticionários apresentem ao partido suas campanhas de extrema importância para a população brasileira e entreguem as assinaturas de milhões de cidadãos em apoio às causas por eles levantadas”, dizia o ofício enviado. No total, 15 diretórios de partidos, localizados em São Paulo, receberam a carta.

Durante os dias de caravana, os cidadãos e representantes das organizações vão passar por diretórios de pelo menos sete partidos. Já estão confirmados o PT e o PCdoB na terça-feira; o PSDC, PSOL, PSDB e o PV na quarta; e a Rede na quinta. Além desses, o grupo ainda deve ir até os escritórios do MDB, PSB e PSD, que ainda não responderam aos ofícios.

As outras demandas

                Um compilado das assinaturas reunidas nas seis petições será deixado em cada um dos diretórios. As entregas serão feitas pelos próprios criadores dos abaixo-assinados. Arquivos com a íntegra das assinaturas também serão enviados formalmente por e-mail.

                Além de Gabriel, outro integrante da caravana é o professor de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Daniel Tourinho Peres. O docente vem de Salvador para entregar às coordenações das campanhas dos candidatos seu abaixo-assinado por mais investimentos nas universidades públicas. De 2019, a petição engaja 1,6 milhão de apoiadores. 

Os outros quatro abaixo-assinados serão levados por representantes das organizações que os criaram. Dois deles são relacionados à área da saúde - um sobre o projeto “Voto Pela Saúde”, aberto pela Colabore com o Futuro, e o outro lançado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já no tema de defesa dos animais, a entrega será de uma petição pela proibição da exportação de animais vivos. Liderada pela ativista Luisa Mell em parceria com a organização Mercy For Animals (MFA), a mobilização engaja mais de meio milhão de apoiadores em todo o País. O último abaixo-assinado faz parte de uma campanha lançada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que aborda assuntos como desemprego, inflação e fome.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários