PREF. MCR CAMPANHA EXPO JULHO 2026 POP UP
Coresul Tintas
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
Coresul Tintas
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
AUTO LATAS MARECHAL
Entretenimento

Colégio Pentágono realiza Mostra de Projetos dos estudantes em 2022

Exposições nas três unidades marcam o início dos ritos de encerramento dos anos

22/11/2022 08h30
Por: Conecta Oeste
Fonte: Agência Dino
Colégio Pentágono
Colégio Pentágono

Com o fim do ano se aproximando, o Colégio Pentágono abriu as portas de suas unidades para receber a comunidade escolar em exposições especiais que celebram a trajetória de aprendizado dos estudantes. Ao longo do ano, as turmas foram desafiadas a desenvolver projetos relacionados a um tema específico, todos guiados por perguntas norteadoras. Os resultados foram apresentados aos pais e famílias nas Mostras de Projetos nos dias 22 e 29 de outubro e 5 de novembro. 

Continua após a publicidade
Anúncio

As exposições marcam a finalização do processo de aprendizagem daquele ano letivo, mas com a expectativa do que virá para o ano seguinte. “Ao visitá-las, muitos sentimentos estão envolvidos: orgulho dos alunos e professores, aprendizagem significativa, além da contribuição para uma cidadania global, pois os temas envolvem questões sociais, sustentabilidade e diversidade”, diz Patrícia Nogueira, Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono.

Os Projetos Integradores do Pentágono 

Os Projetos Integradores são norteados por eixos temáticos e objetivam incentivar os estudantes para que aprendam de forma autônoma e participativa, partindo de problemas e situações reais, fazendo com que cada um se torne um cidadão engajado com questões de sua comunidade e do mundo, contribuindo com a transformação da realidade em que vivem, ao mesmo tempo em que aprendem. “Nessa proposta, o aluno está no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento”, explica Patrícia Nogueira. "Tudo isso está alinhado aos nossos cinco valores: a formação de cidadão do mundo, ser feliz na escola, parceria com as famílias, excelência acadêmica e formação do indivíduo".

Continua após a publicidade
Anúncio

“Esse tipo de experiência leva em consideração uma metodologia pedagógica chamada ‘Aprendizagem Baseada em Projetos’, que consiste em permitir que os alunos confrontem as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo de forma colaborativa em busca de soluções”, reforça a diretora. 

O trabalho de pesquisa é feito de forma multidisciplinar e interdisciplinar, e envolve, ainda, saídas culturais e pedagógicas. Vale destacar que os alunos do G5 terão ainda terão apresentações especiais para os pais, momento que marca o fim da Educação Infantil. Para concluir o Ensino Fundamental, os estudantes do 9º ano encenarão a peça teatro “Ver e Viver São Paulo” e receberão o livro “Olhares”. Por fim, a 3ª série se prepara para se despedir da escola com a colação de grau, que ocorrerá em meados de dezembro. 

Continua após a publicidade
Anúncio
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias