Coresul Tintas
PREF. MCR CAMPANHA EXPO JULHO 2026 POP UP
Coresul Tintas
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
AUTO LATAS MARECHAL
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
Entretenimento

Trupe de Truões lança novo espetáculo em Uberlândia-MG

Cia. de teatro de Uberlândia-MG estreará MBAÉ’TATÁ neste mês  

12/12/2022 14h40
Por: Conecta Oeste
Fonte: Agência Dino
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nos dias 12, 13 e 14 de deste mês, a Trupe de Truões, grupo de teatro de Uberlândia-MG, estreará um espetáculo de rua. MBAÉ’TATÁ será levado a três organizações não governamentais - ONGs de Uberlândia, de forma gratuita, com abertura para toda a comunidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

As primeiras apresentações serão no dia 12, às 10 e 14 horas, na ONG Serviço para o Bem Estar Humano; no dia 13, na ONG Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia - CCAU, unidade bairro Canaã, às 10 e 13 horas e, no dia 14, a Trupe finaliza essa primeira temporada na ONG Portal dos Sonhos – Missão Esperança no bairro Jardim Brasília, às 13h30.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O espetáculo

MBAÉ’TATÁ foi criado com o incentivo da PMIC e da Lei Estadual de Minas Gerais, com o patrocínio do Instituto Algar. Pensado para o espaço da rua, o novo trabalho da Trupe explora novas técnicas misturando atuação com máscara, pernas de pau, além de investir na musicalidade em cena. “Os personagens tocam e cantam durante as cenas, uma forma de envolver o público”, comenta a coordenadora de comunicação da Trupe de Truões, Amanda Barbosa.

Continua após a publicidade
Anúncio

O espetáculo conta a história da cobra grande, cobra de fogo, fogo que anda, conhecida também como boitatá. “A famosa lenda conhecida em todo o Brasil tem nomes diversos, variando de região para região. Nesse espetáculo vamos contar um pouco mais sobre esse mito brasileiro”, adianta Amanda Barbosa.

Os Truões trazem para a cena causos e histórias dos espíritos guardiões da floresta e dos conversadores e benzedeiros que, cada um à sua maneira, tentam explicar o fenômeno do fogo-fátuo.

A Trupe de Truões

Fundado em 2002, a Trupe de Truões é um grupo de teatro profissional da cidade de Uberlândia (MG). Desde 2010 é Ponto de Cultura, através da Lei Cultura Viva, e a partir de 2015 representa o CBTIJ (Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude), como núcleo regional, em Minas Gerais.

A Trupe acredita no Teatro para todos, na excelência artística, na potência do teatro em grupo, na inovação no teatro infantojuvenil e no respeito ao ofício das artes.

Acredita ainda na democratização do acesso à arte e à cultura, por isso o teatro para todos se insere enquanto norteador das ações da Trupe de Truões.

 

Serviço

O quê: estreia do espetáculo MBAÉ’TATÁ

Programação:

12/12 – Segunda-feira – 10h00 e 14h00

ONG Serviço para o Bem Estar Humano – Av. Tolêdo, 415 - São Jorge;

13/12 – Terça-feira – 10h00 e 13h00

ONG CCAU – R. Lídia, 1316 – Jardim Canaã;

14/12 – Quarta-feira – 13h30

ONG Portal dos Sonhos – Missão Esperança – Av. Rural, 710 - Jardim Brasília;

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Ficha Técnica

Criação/atuação: Cássio Machado, Ricardo Augusto e Ronan Vaz

Dramaturgia: Cleusa Bernardes, Cássio Machado, Ricardo Augusto e Ronan Vaz

Cenário: Ronan Vaz

Figurino e maquiagem: Ronan Vaz

Máscaras: Lu Antunes

Preparação vocal: Daniela Borela

Preparação de elenco/oficina de perna de pau: Aline Correa

Preparação musical/oficina de percussão: Manoel Moura

Trilha sonora: Danilo Aguiar

Composição/gravação de trilha musical: Naldo Luiz

Iluminação: Ronan Vaz e Tamara dos Anjos

Design gráfico: Estúdio Farândola

Produção teatral: Estrupícios Produções Artísticas

Produção executiva: Lara Pires

Operação de som: Amanda Barbosa

Assistente técnico/eletricista: Antônio Dutra

Contrarregras: Laís Batista, Maeu Rocha e Sara Bernardes

Realização: Trupe de Truões

Coordenação geral: Lais Batista

Coordenação de comunicação: Amanda Barbosa

Assistente de comunicação: Giovana Araújo

Assistente financeiro e de produção: Lívia Moura

Divulgação e redes sociais: Alanna Fernandes

Patrocínio: Instituto Algar

Incentivo: PMIC Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Prefeitura de Uberlândia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias