Coresul Tintas
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
AUTO LATAS MARECHAL
Coresul Tintas
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
SITE - JUNHO VIOLETA
Autismo

Autismo é tema do I Fórum Internacional de Psicologia da PUCPR Toledo

Diálogos sobre a escuta e o atendimento de pessoas com autismo é o foco do evento, que também marca o lançamento da Campanha Municipal Abril Azul

28/03/2023 17h47
Por: Conecta Oeste
Fonte: Assessoria

“O desafio de ser mãe de autista vai muito além de educar o filho para o mundo. É educar o mundo sobre seu filho”. Para Alciane Soares, mãe da pequena Aira, de 4 anos, que levou mais de 1 ano e 4 meses para ser diagnosticada com autismo nível 3 de suporte, difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é muito importante. “Sentia como se estivesse em um labirinto escuro; sem saber para onde ir. O diagnóstico acendeu a luz. Ele é fundamental para ter a intervenção correta, pois para todas as terapias necessárias é preciso que o profissional seja qualificado para o atendimento”, explica Alciane. 

Continua após a publicidade
Anúncio

A pequena Aira faz parte de uma estatística que tem crescido em todo o mundo. Segundo dados do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, é possível que uma a cada 44 crianças sofra de TEA, o que representa de 1% a 2% da população mundial. No Brasil, o número é de cerca de 2 milhões de pessoas que apresentam traços dentro do diagnóstico de espectro autista.  

“Quanto mais real o número de diagnóstico, melhor amparados estaremos. No Brasil, nem estatísticas somos; o censo registra apenas por amostragem o número. Essa margem está muito longe da real. Isso impacta diretamente as famílias. Pois quanto menos somos; menos temos em tudo que seria o básico, o necessário. Mesmo o aumento no número de diagnósticos estar sendo visível, ainda assim temos muita dificuldade, pouca informação e engajamento social”, explica a mãe de Aira. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Um avanço para melhorar a acessibilidade e também tabular dados concretos sobre autismo no Brasil foi a aprovação da Lei Romeu Mion (filho do ator e apresentador Marcos Mion). A lei foi sancionada em 2020 sob número 13.977 e estabelece a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Com isso, é possível que a pessoa com o espectro tenha atenção integral, atendimento prioritário e acesso aos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, assistência social e educação. A Ciptea tem validade de 5 anos e não é de uso obrigatório, mas o documento tem a finalidade especial de substituir o atestado médico e evitar que a família precise explicar a situação da pessoa toda vez que necessita de algum atendimento. 

Para disseminar a cultura do conhecimento e do cuidado com as pessoas com autismo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Toledo organizou o I Fórum Internacional de Psicologia com o tema “Diálogos sobre a escuta e o atendimento de pessoas com autismo”. O evento, que acontece no dia 28 de março, abre oficialmente no calendário de eventos de Toledo o Abril Azul, o mês de conscientização sobre o autismo. 

O evento, totalmente gratuito e aberto à comunidade, começa às 8h30 com a palestra “Psicanálise e autismo: o que nos fala esse sujeito?”, ministrada pela psicanalista Erika Maria Parlato de Oliveira, doutora em Comunicação e Semiótica e especialista em Psiquiatria Infantil no Instituto de Psiquiatria da USP. A programação conta ainda com minicursos; palestras sobre Terapia Ocupacional do AMI; utilização de ABA (Applied Behavior Analysis) e mesa redonda sobre o atendimento multidisciplinar. 

O professor Ronaldo Adriano Alves do Santos, coordenador do curso de Psicologia da PUCPR Toledo, acredita que enquanto Universidade é preciso não só compreender a dor das famílias, mas assumir um papel transformador na sociedade. “Nossa proposta é produzir um campo crítico e reflexivo enquanto sociedade e pensar a forma como entendemos e atendemos as pessoas autistas. Será um mês inteiro dedicado a um processo de conscientização e de sensibilização da população a fim de criarmos um pacto social, um convívio social que seja de fato inclusivo para as diferentes configurações subjetivas que nós temos na sociedade”.  

O autismo é uma dessas configurações que por conta de uma série de características peculiares em relação às habilidades sociais, de padrões restritivos e/ou repetitivos de comportamento fazem com que os autistas tenham mais dificuldades nos relacionamentos. Para o professor, é importante sensibilizar as pessoas para que elas compreendam que o autismo é um espectro e isso faz com que exista uma grande diversidade e graus de comprometimento. “Dentro do autismo há uma diversidade de manifestação. As diferenças, sejam elas físicas, relacionais ou subjetivas, precisam não só serem respeitadas, mas celebradas e defendidas como características específicas da humanidade. Quanto mais diversa a sociedade mais potente ela é. Quanto mais diversas são as nossas relações, mas oportunidades nós temos de qualificar o nosso convívio social”, reforça Santos. 

Serviço - Fórum Internacional de Psicologia da PUCPR Toledo 

Inscrição: https://eventum.pucpr.br/forumpsi 

Data: 28/03/2023 

Local: Auditório Dom Anuar – PUCPR Toledo 

Endereço: Av. União, 500 - Vila Becker, Toledo - PR 

Programação 

8h-8h25 – Credenciamento/Check-in 

Continua após a publicidade
Anúncio

8h30 – 08h55– Mesa de Abertura e Lançamento da Campanha Municipal “Abril Azul” 

9h – Aula Magna/Conferência 

“Psicanálise e autismo: o que nos fala esse sujeito?” 

Profa. Dra. Erika Maria Parlato de Oliveira 

15h15 – 18h15 – Minicurso “O circuito pulsional na etiologia do Autismo/TEA” 

Profa. Dra. Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa 

19h15 – Palestra: “A utilização de ABA (Applied Behavior Analysis) no entendimento e atendimento de pessoas identificadas com TEA” 

Profa. Mse Jackeline da Graça Bastos 

20h30 – Intervalo 

20h50 – Mesa redonda: “A atuação interdisciplinar no atendimento de pessoas identificadas com TEA” 

Nilmara das Neves Martins – Coordenadora do CIPE 

Patricia Fabiane Schnorenberger - Coordenação Educação Especial SMED 

Patricia Hofmann – Terapeuta Ocupacional do AMI 

Vivian Pilger Santos 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias