Coresul Tintas
Coresul Tintas
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
AUTO LATAS MARECHAL
Paraná

Cooperativa de Carlópolis melhora estrutura para produção de frutas com apoio do Coopera Paraná

Os recursos do programa são destinados a investimentos socioprodutivos que garantam condições de sustentabilidade para as organizações. A Cooperat...

22/05/2023 10h35
Por: Conecta Oeste
Fonte: Secom Paraná
Foto: Gisele Barão-Seab-Pr
Foto: Gisele Barão-Seab-Pr

A Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC), do Norte Pioneiro, adquiriu novos equipamentos e um veículo utilitário com recursos do programa Coopera Paraná, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Eles vão agilizar a logística de distribuição dos produtos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os investimentos destinados pelo programa à cooperativa somam R$ 350 mil e garantiram, além do veículo, a compra de uma câmara fria, digestores, computador e móveis de escritório.Com 37 associados, a COAC trabalha principalmente com a goiaba vermelha, mas também produz lichia, carambola, pitaya, abacate e figo da índia. A cooperativa já exporta goiaba para países da Europa e do Oriente Médio.

Carlópolis lidera a produção de goiaba no Paraná. Em 2021, segundo dados mais recentes do Departamento de Economia Rural (Deral), a cidade cultivou 880 hectares que geraram 18,5 mil toneladas da fruta e um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 66,78 milhões.

Com adequações nas propriedades e cuidados com a qualidade, a goiaba de Carlópolis conquistou reconhecimentos que abriram mercados dentro e fora do Brasil. A goiaba do município tem registro de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e a certificação Good Agricultural Practices (GAP), que reconhece a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola.

Segundo o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a organização dos produtores tem ajudado a valorizar a agricultura paranaense. “Cooperar é bom para todos e no Paraná esse modelo se fortalece cada vez mais. Nós vemos uma vontade grande de muitos produtores querendo melhorar, investir, transformar processos, e o Estado é parceiro nisso”, afirmou.

O Coopera Paraná (Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná), do Governo Estado, tem o objetivo de fortalecer pequenas organizações de agricultores familiares, com incentivo à organização formal dos agricultores, capacitação e assistência técnica. As ações do programa visam melhorar a competitividade e a renda no campo. Os recursos são destinados a investimentos socioprodutivos que garantam condições de sustentabilidade para as organizações.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias