PREF. MCR CAMPANHA EXPO JULHO 2026 POP UP
Coresul Tintas
Coresul Tintas
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
AUTO LATAS MARECHAL
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
Trânsito

Pnatrans Paraná quer sensibilizar municípios para aumentar segurança no trânsito

Grupo técnico para implementação das ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito também discutiu como levar às pessoas segur...

01/06/2023 18h00
Por: Conecta Oeste
Fonte: Secom Paraná
Foto: DETRAN-PR
Foto: DETRAN-PR

A criação de uma estratégia para sensibilizar os municípios paranaenses sobre a questão de segurança viária foi um dos assuntos debatido na reunião grupo técnico para implementação, no Paraná, das ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A reunião aconteceu nesta quarta-feira (31), no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Continua após a publicidade
Anúncio

O encontro também tratou da proposta de levar às pessoas segurança no trânsito de forma humanizada, em que cada agente entenda suas responsabilidades, e da elaboração do Regimento Interno do grupo que coordena a execução do plano em nível estadual.

O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Pnatrans, ainda em 2021, e está alinhado com a agenda global de segurança viária. O Plano Nacional tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período. Isso colabora estrategicamente com a saúde pública e previdência.

Continua após a publicidade
Anúncio

A participação de diferentes setores da sociedade envolvidos no contexto do trânsito para desenvolver ações voltadas a reduzir acidentes com mortos e feridos foi destacada diretor-presidente do Detran-Paraná, Adriano Furtado, que coordenou o encontro. “É fundamental o envolvimento, atuante, de órgãos e entidades de diferentes setores da sociedade para juntos atingirmos os objetivos do Pnatrans”, disse.

Segundo ele, a partir das ideias elencadas no encontro serão discutidas ações concretas para inspirar um trânsito mais seguro.

Continua após a publicidade
Anúncio

O representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Mauro Gil Meger, também participou do encontro. Ele apresentou um livro publicado em parceria com Universidade Federal do Paraná (UFPR). A publicação “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – O papel dos municípios” traz conceitos, procedimentos e diretrizes para que as gestões municipais possam iniciar uma política local de segurança viária, em parceria com ações estaduais e federais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias