Coresul Tintas
PREF. MCR CAMPANHA EXPO JULHO 2026 POP UP
AUTO LATAS MARECHAL
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
Coresul Tintas
Assistência social

Governo publica primeiro edital de 2023 para atendimento à pessoa idosa

A Secretaria de Assistência Social (SAS) lançou, nesta sexta-feira (2/6), o primeiro edital do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi) de 2023, no ...

02/06/2023 18h10
Por: Conecta Oeste
Fonte: Secom RS
-
-

A Secretaria de Assistência Social (SAS) lançou, nesta sexta-feira (2/6), o primeiro edital do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi) de 2023, no valor de R$ 5.740.000. O recurso deverá ser utilizado no financiamento de projetos apresentados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltados para pesquisa científica, capacitação e formação de pessoas idosas ou da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, bem como para ampliação e manutenção de serviços da rede que promovam a convivência e o protagonismo dos idosos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O titular da SAS, Beto Fantinel, destaca que o Rio Grande do Sul é um dos Estados mais longevos do Brasil e que precisa avançar nas políticas públicas para a população idosa. “Os recursos vão impactar diretamente a prestação de serviços e a melhoria de vida dessas pessoas, qualificando os espaços de atendimento e acolhimento”, explica. “O edital foi feito pensando nas OSCs, porque são as grandes parceiras do poder público na execução das políticas públicas de cuidado e atenção à pessoa idosa.”

“Esses projetos são de suma importância para oferecer aos idosos outras oportunidades de prevenção e promoção da saúde física, mental e social, e também de inclusão na sociedade”, avalia a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI-RS), Iride Caberlon. Ela sustenta que é fundamental que os idosos possam usufruir de melhor qualidade de vida em seus territórios, por meio tanto da convivência intergeracional como do acesso a serviços, cursos e outras atividades de cultura, esporte e lazer, para que gozem de mais felicidade na velhice.

Continua após a publicidade
Anúncio

“O edital beneficiará 64 entidades para projetos de atendimento à população idosa do Estado. As linhas para as propostas são bem amplas: pesquisa, capacitação da rede de atendimento, ampliação e melhorias dos serviços em Instituições de Longa Permanência para Idosos e fortalecimento dos grupos de convivência”, detalha a chefe da Unidade Especial de Atenção ao Idoso da SAS, Cátia Siqueira. Ela ressalta ainda que a publicação do edital “consolida e reforça a importância da doação de recursos ao Funepi para a efetivação das políticas públicas voltadas à população idosa”.

Para inscrever um projeto, a OSC interessada terá o prazo de 30 dias, contados a partir da publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE). A entidade deverá anexar a Proposta Técnica e os demais documentos requeridos no Portal de Convênios e Parcerias RS , no qual poderá acessar o edital, que também está disponível no site da SAS .

Continua após a publicidade
Anúncio

Texto: Ascom SAS
Edição: Felipe Borges/Secom

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias