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Dia Internacional dos Arquivos: trabalho de servidora recupera a memória da Assistência Social em Santa Catarina

Foto: Natália Lisboa/ Ascom SASO trabalho de uma servidora da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) tem recuperado a m...

09/06/2023 09h10
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Natália Lisboa/ Ascom SAS

O trabalho de uma servidora da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) tem recuperado a memória da pasta e ajudado a relembrar as conquistas sociais alcançadas ao longo de décadas pelo Governo de Santa Catarina. O mapeamento iniciou em fevereiro e ganha ainda mais destaque nesta sexta-feira, 9, quando é celebrado o Dia Internacional dos Arquivos.

A assessora técnica Morgana do Carmo Andrade, que é formada em Biblioteconomia e Arquivologia, já havia trabalhado na então Secretaria de Desenvolvimento Social de 1985 a 1987 e ressalta a importância em preservar a memória das instituições. “Esse trabalho é fundamental para recuperar a história da Assistência Social em Santa Catarina e preservar informações que podem ser valiosas para a tomada de decisão hoje com base em experiências do passado”, lembra.

A profissional revela que em seus estudos encontrou informações da criação da Secretaria, há mais de cinco décadas. “Os registros mais antigos que encontrei até o momento são de 1963 em que consta a criação da Secretaria de Estado da Saúde e Assistência Social e o de 1970 que trata sobre a desvinculação da Assistência Social da Secretaria da Saúde”, explica.

Morgana conta que no planejamento de trabalho consta a gestão documental e a elaboração da tabela de temporalidade dos documentos das atividades finalísticas da Secretaria, de acordo com as diretrizes da Secretaria de Estado da Administração – órgão que regulamenta esse trabalho.

Além do resgate da memória da SAS, o trabalho inclui recuperar todo o histórico, desde a criação da secretaria, as ações, os ex- funcionários e ex-secretários.  Tudo é feito por meio de pesquisa no Arquivo da Secretaria, que está localizado no Complexo Dom Jaime Câmara, em Palhoça.  “A importância da atuação de um profissional da área da Arquivologia pode ser determinante para trazer dinamismo no desenvolvimento dos processos. Mesmo com o governo sem papel, temos um acúmulo de materiais impressos sem identificação o que coloca em risco uma grande parte da história”, lembra.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Helena Marquardt e Luciane Lemos
(48) 3664-0908

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