Desenvolvimento Soci
Governo de Santa Catarina solicita recursos federais para equipar abrigos regionais para situações de calamidade
Foto: Helena Marquardt/ Ascom SASDurante visita do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, em Florianópolis, a secretária de Esta...
21/06/2023 20h05
Por: Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS

Durante visita do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, em Florianópolis, a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, solicitou recursos federais para equipar uma série de abrigos regionais em municípios que frequentemente vivenciam situações de calamidade. A intenção é que os espaços possam acolher com mais dignidade pessoas que precisam deixar temporariamente as suas casas por conta de enchentes, vendavais, ciclones, entre outros fenômenos.

Maria Helena ressaltou que muitos abrigos são montados às pressas e não oferecem a infraestrutura ideal. “Entendo que precisamos avançar no sentido de dar mais dignidade para as pessoas que já enfrentam uma situação tão difícil nesses locais”, disse.

Ela explica que a intenção é equipar abrigos regionais, em diversas cidades de regiões mais vulneráveis, com cozinhas industriais onde poderia ser preparada toda a alimentação para as famílias acolhidas, além de melhorar toda a infraestrutura desses espaços que tradicionalmente são utilizados. “Além de beneficiar as famílias, isso facilitaria até mesmo o trabalho da gestão municipal”.

Hoje Santa Catarina já é referência nacional em prevenção e alertas, e mesmo que não seja possível evitar os fenômenos climáticos, o Governo do Estado trabalha para amenizar os prejuízos e melhorar o atendimento à população atingida. A intenção é que a estruturação dos abrigos regionais, beneficie milhares de catarinenses que vivem em cidades que já decretaram situação de Calamidade por diversas vezes.

“Trabalhando de forma conjunta entre municípios, Governo do Estado e Governo Federal, conseguimos avançar mais rapidamente para essa estruturação, por isso a solicitação de recursos”, finaliza a secretária da SAS.

Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908