Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Ciência e Tecnologia

Estado integrará Rede de Estudos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira

Parceria se dá por meio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Space, que está em elaboração. Ideia da rede da AEB é intensificar discussões sobre...

30/09/2023 10h25
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: Fundação Araucária
Foto: Fundação Araucária

A Araucária - Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná foi convidada a fazer parte da Rede de Estudos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB). A parceria se dá por meio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Space. A ideia da rede surgiu a partir da necessidade de discussões sobre avanços científicos, tecnológicos e de gestão que desafiam o Programa Nacional de Atividades Espaciais.

O NAPI Space está ainda em processo de construção na Araucária. Esse novo novo arranjo é voltado a estimular serviços, produtos, aplicações e conectividade na área espacial, gerando novas oportunidades e negócios neste setor.

“Queremos aproximar as instituições parceiras. A Araucária, juntamente com o Instituto Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), OAB-PR e outras instituições têm contribuído bastante, principalmente agora com o Napi Space, nessa área”, destaca o diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Márcio Akira Harada.

“Há um potencial muito grande de gerar conhecimento para o setor. E a rede tem este objetivo de produzir e difundir conhecimento específico para o setor espacial, ao mesmo tempo que serve de ponte com a comunidade científica”, complementa.

“Fazer parte desta rede de estudos é fomentar o que estamos chamando de new space. São produtos, serviços e aplicações que vão gerar novos negócios com esta área espacial. Até então só se focava em lançamento de foguetes e nanosatélites. A gente quer fomentar uma área nova de uso dos satélites existentes e trabalhar com o que há de mais moderno no mundo”, destaca a articuladora do Napi Space e assessora de relações institucionais da Araucária, Cristianne Cordeiro.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários