Coresul Tintas
AUTO LATAS MARECHAL
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
Coresul Tintas
Agricultura e Abaste

IDR-Paraná prepara lançamento de nova cultivar de triticale, com grande potencial produtivo

Tricale é um cereal de inverno gerado através do cruzamento entre o trigo e o centeio e utilizado na indústria de alimentos integrais. A denominad...

21/11/2023 23h35
Por: Conecta Oeste
Fonte: Secom Paraná
Foto: IDR-PARANÁ
Foto: IDR-PARANÁ

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) finalizou a cultivar de triticale IPR Goitacá e prepara sua apresentação ao setor produtivo em eventos técnicos na safra de inverno do próximo ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

A IPR Goitacá poderá ser cultivada nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O potencial produtivo é alto, tendo chegado próximo de 6,5 toneladas por hectare nos ensaios experimentais.

Desenvolvida em parceria com a Fundação Meridional, instituição qualificada como Oscip (interesse público), formada por produtores de sementes, a nova cultivar tem ciclo médio e chega à colheita em cerca de 120 dias. O material que apresenta boa sanidade, é resistente ao oídio e à bacteriose e tem resistência moderada à ferrugem da folha e às manchas foliares. É ainda moderadamente suscetível à ferrugem linear.

Em relação à espiga, IPR Goitacá é moderadamente suscetível à giberela e à brusone. “Isso representa um avanço, já que a maioria das cultivares de triticale disponíveis no Brasil é suscetível a essas doenças”, explica melhorista Klever Márcio Antunes Arruda.

Também é suscetível ao vírus do nanismo amarelo da cevada (VNAC) e, por essa razão, é recomendado o tratamento de sementes e monitoramento da população de pulgões para decidir sobre a necessidade de aplicar inseticidas na lavoura.

As plantas de IPR Goitacá têm porte médio e ótima tolerância ao acamamento.

TRITICALE– Uma criação da pesquisa, o triticale é resultado do cruzamento entre o trigo e o centeio. O cereal é utilizado na indústria de alimentos integrais (confere crocância a pães e biscoitos e substitui aditivos químicos para essa finalidade) e como alternativa ao milho em silagem e rações para alimentação animal. Também é boa opção para cobertura do solo, diversificação de culturas e produção de palhada no sistema de plantio direto.

PARANÁ– O interesse dos produtores pelo cultivo de triticale vem crescendo nos últimos anos em virtude dos preços favoráveis e aumento da oferta de cultivares com boas características agronômicas. Na última safra, foram cultivados 11,5 mil hectares do cereal no Paraná, que renderam uma produção de 35,1 mil toneladas de grãos.

Sementes de IPR Goitacá estarão à disposição das empresas multiplicadoras já para a safra de 2024.

Continua após a publicidade
Anúncio
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias