ACIMACAR - AMOR SEMPRE PRESENTE - DIA DAS MÃES
Sonoriza Som
Anuncie Aqui
CAMPANHA ACIMACAR - DIA DAS MÃES
Marechal Rondon

Marechal Cândido Rondon alcança a marca de 2 mil toneladas de resíduos reciclados em 2023

Parceria com empresa de logística reversa contribuiu para essa marca

13/12/2023 20h15
Por: Daniel Ronaldo
Fonte: Conecta/assessoria

Em um feito notável para a sustentabilidade e a preservação ambiental, o município de Marechal Cândido Rondon comemora a conquista da marca histórica de 2 mil toneladas de resíduos reciclados por meio da coleta seletiva. Este registro, alcançado ainda no mês de novembro, é o resultado direto de investimentos estratégicos em infraestrutura realizados pelo poder público municipal em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente, o governo estadual e a Itaipu Binacional.

Conforme Marcos Chaves, engenheiro ambiental da prefeitura, essa conquista não seria possível sem o trabalho incansável da ACAN (Associação de Catadores Amigos da Natureza) e da Cooperagir (Cooperativa de Agentes Ambientais), responsáveis pela recolha do lixo reciclável no município. “Essas associações não apenas desempenham um papel crucial na preservação ambiental, mas também fornecem sustento para cerca de 70 famílias, transformando materiais recicláveis em fonte de renda essencial”, mencionou o engenheiro ambiental.

Marcos Chaves ressaltou que a população rondonense também merece destaque, pois sua conscientização sobre a importância da separação correta de resíduos foi fundamental para o sucesso do programa de coleta seletiva. “Esse engajamento com a preservação ambiental contribui não apenas para a sustentabilidade econômica da gestão municipal de resíduos, mas também para o bem-estar das gerações futuras”, disse Chaves, que revela ainda que outro aspecto crucial para atingir a marca de 2 mil toneladas de resíduos reciclados foi a capacidade de lidar com resíduos de difícil reciclagem. O exemplo mais notável é a destinação de um tipo de material conhecido como “BOPP”, presente em embalagens de diversos produtos como salgadinhos, biscoitos, chocolates, etc. Anteriormente, esse tipo de material era destinado ao aterro sanitário. Uma parceria inovadora com a YATTÓ, entidade especializada em logística reversa, possibilitou a destinação adequada desse material, diminuindo significativamente a quantidade de rejeitos. “A responsabilidade da indústria que coloca as embalagens no mercado também deve ser cobrada e nesse aspecto ficamos felizes pelo fato de Marechal Cândido Rondon estar incluído nesse projeto piloto”, enalteceu Marcos.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes, a expectativa é de que em 2024 esses índices possam ser ainda melhores, tendo em vista que novos investimentos estão previstos, seguindo determinação do prefeito Marcio Rauber, que tem demonstrado grande sensibilidade para com esta questão. “A população está de parabéns, assim como as entidades responsáveis pela recolha. Não podemos nos acomodar, pois a produção de lixo não para e não podemos simplesmente enterrá-lo”, ressaltou Backes.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários