Coresul Tintas
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
AUTO LATAS MARECHAL
Coresul Tintas
SITE - JUNHO VIOLETA
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
Novo LIRAa

Novo LIRAa aponta média de 2,5% de infestação pelo Aedes aegypti em Marechal Rondon

Se o número de casos confirmados da dengue continuar aumentando, o município poderá decretar situação de epidemia nas próximas semanas

11/03/2024 15h20
Por: Conecta Oeste
Fonte: Conecta Oeste/Assessoria

Apesar de todos os esforços e alertas do poder público municipal rondonense, o município registra piora em relação à dengue, com o passar das semanas.
O Setor de Endemias, da Secretaria de Saúde, finalizou mais um LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti). Foram visitados 1667 imóveis na sede municipal, entre os dias 04 e 08 de março. A média de infestação pelo mosquito transmissor da dengue foi de 2,5%, muito superior ao índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é inferior a 1%.
Atualmente na sede municipal, a situação mais preocupante encontra-se no estrato 1 (região central), que apontou 3,2% de focos, e o estrato 2, que corresponde à parte da região central, Vila Gaúcha e Parque Industrial III, com 2,8% de infestação. Outra região que preocupa é o estrato 6, correspondente ao Botafogo, Alvorada, Rainha e Espigão, com 2,7% de infestação.
Veja todos os estratos: 

Continua após a publicidade
Anúncio

- Estrato 1 (centro 1 e 2): 3,2%
- Estrato 2 (centro 3, Vila Gaúcha e Parque Industrial 3): 2,8%
- Estrato 3 (Ana Paula, São Lucas, Das Torres e Flórida): 1,6%
- Estrato 4 (Ecológico, São Francisco, Líder e Floresta): 2,6%
- Estrato 5 (Primavera, Higienópolis 1 e 2, Augusto 1 e 2 e Barcelona): 2,1%
- Estrato 6 (Botafogo, Alvorada 1 e 2, Rainha e Espigão): 2,7%
- Estrato 7 (Botânico e Britânia): 2,4%.

A maior parte dos focos foi encontrada em pneus, lonas, recipientes junto a aparelhos de ar condicionado, piscinas, garrafas, bacias, flores, canaletas, caixa de gordura, baldes, entre outros.

Continua após a publicidade
Anúncio

Situação crítica
Conforme orientação normativa emitida pela secretaria estadual de Saúde, através da 20ª Regional de Saúde de Toledo, o município de Marechal Cândido Rondon encontra-se em transmissão sustentada, ou seja, aumento diário dos casos confirmados. Caso isso persista nas próximas semanas, poderá ser secretada situação de epidemia no município.
Até sábado, dia 09, às 13h, o município já havia registrado 1889 notificações da doença e 145 casos positivos.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias