ACIMACAR - AMOR SEMPRE PRESENTE - DIA DAS MÃES
Anuncie Aqui
CAMPANHA ACIMACAR - DIA DAS MÃES
Sonoriza Som
Neco Fora

Tribunal mantém condenação de Neco no caso da “rachadinha” e ele fica inelegível

A decisão do Tribunal de Justiça manteve a condenação do vereador, enfatizando a validade das provas apresentadas e destacando a gravidade do abuso de poder para fins de extorsão.

27/03/2024 11h06
Por: Marcos Umeres
Fonte: Conecta Oeste/Blog do Jadir

A 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do vereador rondonense Dorivaldo Kist, o Neco, no caso da “rachadinha”. A condenação, agora em segunda instância, deixa o vereador inelegível por oito anos.

Neco havia sido condenado em primeira instância à pena de três anos e 10 meses de reclusão, pela prática do crime de concussão. Ele foi foi acusado e condenado por exigir parte do salário de uma funcionária indicada por ele para um cargo comissionado na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

O caso veio à tona em 2019 e chegou a gerar um processo de cassação do seu mandato, que não vingou.

Alegações da defesa
Durante o processo, a defesa do vereador argumentou que as provas contra ele eram inválidas, baseando-se na teoria da “árvore dos frutos envenenados”, por não terem sido obtidas legalmente.

No entanto, essa alegação foi rejeitada pelo Tribunal, que considerou as gravações realizadas pela funcionária e as mensagens trocadas entre ela e o vereador como provas lícitas, uma vez que foram consentidas por um dos interlocutores, a própria vítima.

Decisão mantida
A decisão do Tribunal de Justiça manteve a condenação do vereador, enfatizando a validade das provas apresentadas e destacando a gravidade do abuso de poder para fins de extorsão.

Por conta disso, a pena está mantida, porém a prisão foi convertida para que ele preste 1.404 horas de serviços à comunidade e pague a quantia correspondente a 10 salários mínimos.

Inelegível
Atualmente ocupando cadeira na Câmara Municipal na condição de suplente do União Brasil, Neco não poderá disputar a eleição municipal de 2024, pela lei da ficha limpa que impede que políticos condenados em segunda instância sejam elegíveis durante o cumprimento da pena e mais oito anos.

Mesmo que ainda cabem novos recursos junto ao próprio Tribunal de Justiça e também no Superior Tribunal de Justiça, este ano Neco não poderá ser candidato.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários