Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Ensino Superior

Centro de animais silvestres de Guarapuava promove ação educacional com crianças

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da Unicentro promove, no próximo sábado (6), a atividade “Crianças em Defesa da ...

03/04/2024 16h26
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da Unicentro promove, no próximo sábado (6), a atividade “Crianças em Defesa da Fauna”. Elas serão realizadas das 9h às 12h. Podem participar crianças entre 7 e 10 anos. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até sexta-feira (5), através deste formulário , que deve ser preenchido pelos responsáveis.

Esta é a terceira edição da iniciativa, que faz parte do projeto “Medicina da Conservação: uma ponte entre o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) e a comunidade”. Ele tem como objetivo levar conhecimentos de educação ambiental acerca da fauna silvestre vitimada recebida no Cetras de forma didática para as crianças.

A partir das 8h40, a programação tem início com a entrega das autorizações para os responsáveis e dos crachás para as crianças. Às 9h, iniciam-se propriamente as atividades, com a introdução sobre o que é um animal silvestre, seguida da dinâmica “Brincando de observar”, que é uma brincadeira de observação dos animais silvestres pela mata (trilha realizada dentro do Câmpus Cedeteg). Nesta dinâmica as crianças vão entender um pouco sobre os motivos dos animais estarem com suas populações cada vez menores na natureza.

Após a trilha, às 10h, será feita uma pausa para um lanche coletivo e, em seguida, começa o “Jogo da Biodiversidade – como podemos ajudar o planeta?”. Para encerrar, será feita uma pintura representativa, estimulando a criatividade e reconhecendo sua contribuição na conservação da fauna.

Neste dia de atividade, as crianças conhecerão o Cetras e o Laboratório de Anatomia Veterinária (Lanavet), visitando suas estruturas para entender o funcionamento e ter contato com animais em tratamento, animais empalhados e também com esqueletos didáticos de diversas espécies da Mata Atlântica.

O ponto de encontro será em frente ao Laboratório de Anatomia Veterinária da Unicentro, no Câmpus Cedeteg. Em casos de dúvidas sobre a localização, os participantes podem entrar em contato com pelo telefone (42) 99961-2844, via WhatsApp. É recomendado que as crianças levem protetor solar, repelente, garrafa de água, roupa extra, boné ou chapéu. Os organizadores também sugerem ir com roupas confortáveis e que possam sujar.

CETRAS– O Cetras faz parte de uma rede de atendimento à fauna silvestre vítima de atropelamentos, maus-tratos, comércio ilegal, tráfico e cativeiro irregular, e que precisam de atendimento veterinário. Além de Guaraupava há unidades em Ponta Grossa, Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel. A administração dos espaços é feita em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários