ACIMACAR - AMOR SEMPRE PRESENTE - DIA DAS MÃES
Anuncie Aqui
CAMPANHA ACIMACAR - DIA DAS MÃES
Sonoriza Som
Governo

Governador discute novos investimentos com duas multinacionais do Oriente Médio

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um memorando de intenção de investimentos nesta quarta-feira (17) em Dubai, nos Emirados Árabes U...

17/04/2024 19h55Atualizado há 2 semanas
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: Jonathan Campos/AEN
Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um memorando de intenção de investimentos nesta quarta-feira (17) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com representantes de duas multinacionais do Oriente Médio: Indevco e Rockland Group. O objetivo é que o Paraná desenvolva negócios com ambas as empresas no futuro. O encontro foi agendado pela Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, na volta da missão à Índia, onde o Paraná fortaleceu parcerias nas áreas de tecnologia , inovação e sustentabilidade .

“Essa reunião é mais uma demonstração do interesse de empresas internacionais pelo mercado paranaense, cujo PIB cresceu em média mais do que países como a própria Índia e a China em 2023. Internacionalizar a nossa economia é um dos fatores que tem colaborado para o crescimento do Paraná”, disse o governador Ratinho Junior após a reunião.

Ambas as companhias têm interesse em discutir parcerias e fortalecer operações comerciais com o Paraná, em especial no segmento de papel e celulose, área que o Paraná é um dos destaques na produção brasileira. Só uma das subsidiárias de uma das companhias consome 4,5 toneladas de celulose ao mês na produção de lenços, guardanapos, fraldas e papel higiênico.

No primeiro trimestre desse ano, o Estado exportou o equivalente a US$ 316,6 milhões em papel e celulose. O maior investimento da história no Paraná foi feito justamente neste setor pela empresa Klabin, que aportou R$ 12,9 bilhões entre 2019 e 2023 na construção da unidade Puma II, em Ortigueira, nos Campos Gerais. A Klabin também inaugurou ano passado um terminal exclusivo no Porto de Paranaguá para exportar papel e celulose – a capacidade da unidade é de movimentar 1 milhão de toneladas por ano.

Entre as possibilidades a serem avaliadas está a mudança da operação de compras das duas empresas da Ásia para o Paraná. Há também interesse da Indevco (e Altatrade, subsidiária do grupo) e da Rockland Group em áreas específicas além de celulose e papel, como proteínas animais, commodities e demais produtos que o Paraná possa oferecer.

A Indevco é uma multinacional do Líbano que atua em 65 países em diversos setores, em especial no mercado de embalagens. A Altatrade produz máquinas de conversão, matérias-primas e embalagens, além de produtos de energia renovável. A corporação atua na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, sul da Ásia e no extremo Oriente.

Também sediada no Líbano, o Rockland Group tem 44 anos de atuação em diversos segmentos: do setor eletromecânico ao comercial, passando pelos mercados imobiliário, energia, petróleo e gás, telecomunicações, entre outros. O grupo opera em 17 países com mil colaboradores e vem expandindo sua atuação nas áreas em que atua.

“Toda nossa expertise em papel e celulose nos dá oportunidade de expandir nossos negócios por meio da Invest Paraná. Somos um grande importadora de papel e celulose. Temos know how e podemos contribuir muito, com potencial de atingir um mercado muito promissor”, afirmou o vice-presidente da Atlatrade, Pierre Akl

“Aproveitamos essa reunião para reforçar a relação que já temos com indústria paranaense por meio da Invest Paraná. Por meio dessa cerimônia, estamos colocando todos nossos esforços e recursos de mais de 100 escritórios espalhados pelo mundo à disposição para que seja possível fazer muitos negócios”, enfatizou o CEO do Rockland Group, Tarek Itani. “Estamos prontos para aumentar nossas importações e nossos investimentos no Paraná, estamos prontos para ser um caso de sucesso no Estado”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários