CAMPANHA CURSOS SENAC MARECHAL
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
CAMPANHA EXPO RONDON 2024
Câmara dos Deputados

Medida provisória cria secretaria extraordinária para reconstrução do Rio Grande do Sul

Secretaria terá status de ministério e será responsável por auxiliar o governo estadual e as prefeituras na recuperação do estado atingido por ench...

16/05/2024 11h11Atualizado há 2 meses
Por: Marcos Umeres
Fonte: Agência Câmara
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A Medida Provisória 1220/24 cria, com status de ministério, a Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quarta-feira (15).

Deputado federal licenciado e até então ministro de Comunicação Social da Presidência, o gaúcho Paulo Pimenta tomou posse para comandar as ações federais na recuperação do estado atingido por fortes chuvas e enchentes.

Ações da secretaria
A secretaria extraordinária coordenará ações a serem executadas pela administração pública federal no Rio Grande do Sul, em parceria com os ministérios competentes. Também promoverá a articulação entre os governos federal, estadual e municipais do RS e fará a interlocução com a sociedade civil.

Para compor a pasta, foram transferidos dez cargos comissionados executivos, sem aumento de despesa, e criados os cargos de ministro da secretaria e de secretário-executivo.

O novo órgão será extinto dois meses após o fim do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul reconhecido pelo Decreto Legislativo 36/24 .

Tramitação
A medida provisória já está em vigor, mas precisa ser votada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal para se tornar lei.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários