CAMPANHA CURSOS SENAC MARECHAL
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
CAMPANHA EXPO RONDON 2024
Câmara dos Dep...

Cancelada audiência sobre os 189 anos da Revolta dos Malês

Movimento ocorreu na Bahia em 1835 contra a imposição do catolicismo

09/07/2024 20h38
Por: Marcos Umeres
Fonte: Agência Câmara
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados cancelou a audiência que faria nesta quarta-feira (10) sobre os 189 anos da Revolta dos Malês. O debate atendia a pedido da deputada Alice Portugal (PCdoB - BA) e ainda não foi remarcado.

A Revolta do Malês aconteceu em Salvador, em 1835, contra a imposição do catolicismo. "O levante dos Malês comprova que negras e negros estavam mobilizados para libertação desde muito antes da Lei Áurea e da organização do Movimento Abolicionista", afirma Alice Portugal.

A insurreição não foi bem sucedida, pois uma denúncia fragilizou a rebelião. "Aqueles que foram às ruas para o combate acabaram sendo pegos de surpresa por uma polícia que – já avisada da revolta – os aguardava com maior poder militar", explica a deputada.

Apesar do objetivo inicial não ter sido conquistado, Alice Portugal afirma que a Revolta dos Malês influenciou outros movimentos insurgentes e permanece até hoje como símbolo de resistência.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários