CAMPANHA CURSOS SENAC MARECHAL
CAMPANHA EXPO RONDON 2024
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Saúde

Sesa inicia atividades do PlanificaSUS Saúde Mental para a Macrorregião Norte

Com a participação da equipe de especialistas, consultores e analistas do Hospital Israelita Albert Einstein, além da 17ª Regional de Saúde (RS) d...

09/07/2024 22h52
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: SESA-PR
Foto: SESA-PR

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta segunda-feira (08), em Londrina, no Norte do Estado, o PlanificaSUS Paraná Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) para o triênio 2024-2026. O objetivo é otimizar e fortalecer os serviços de saúde mental em toda Rede de Atenção à Saúde (RAS), especialmente na macrorregião Norte.

Com a participação da equipe de especialistas, consultores e analistas do Hospital Israelita Albert Einstein, além da 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina, os encontros irão ocorrer durante toda a semana em Apucarana (16ª RS), Cornélio Procópio (18ª RS), Jacarezinho (19ª RS) e Ivaiporã (22ª RS), envolvendo os 97 municípios da Macro Norte.

Durante os encontros, os gestores municipais terão a oportunidade de reafirmar a participação no PlanificaSUS Paraná e ampliar o número de equipes integrantes. A proposta é criar estratégias de educação permanente, desenvolvendo competências e habilidades na formação de equipes técnicas e gerenciais.

“Nesses dias iremos discutir sobre a importância do PlanificaSUS Saúde Mental na APS e como está instituído a Linha de Cuidado de Saúde Mental”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

De acordo com ela, esta ação vem ao encontro da escolha no Planejamento Regional Integrado (PRI), no qual a Macro Norte optou trabalhar com a Linha de Cuidado em Saúde Mental como prioritária. “É uma convergência de ações da Sesa com o mesmo objetivo, e para tanto é preciso organizar os processos de trabalho e qualificar o cuidado à população”.

O PlanificaSUS/Saúde Mental na APS será realizado por meio de ciclos de melhorias organizados em fases de planejamento, operacional e de monitoramento e avaliação. As atividades de operacionalização correspondem à promoção de workshops, oficinas tutoriais em unidades da APS, da Atenção Ambulatorial Especializada (Ambulatórios e os Centros de Atenção Psicossocial) e outras atividades complementares desenvolvidas em todo Paraná.

Nesta terça-feira (9), o encontro ocorreu em Apucarana e na sequência será em Jacarezinho (10/07), Cornélio Procópio (11/07) e Ivaiporã (12/07). Acontecerá também em Irati, local do projeto-piloto, e continuará com as ações em data ainda a ser definida.

PLANIFICASUS– O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati, no Centro-Sul. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões. O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.

Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Em todo Paraná cerca de 8 mil profissionais de saúde, entre os das UBS, gestores, tutores dos municípios e regionais estão envolvidos na estratégia em todo Paraná.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários