Coresul Tintas
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
AUTO LATAS MARECHAL
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
Coresul Tintas
Planejamento

Em Umuarama, panorama do Governo do Estado encerra encontro de cooperativas

Palestra do secretário estadual do Planejamento abordou investimentos, programas e números relacionados ao Paraná. O Encontro de Núcleos do Sistem...

11/10/2024 22h52Atualizado há 2 anos
Por: Conecta Oeste
Fonte: Secom Paraná
Foto: Alex Adam/SEPL
Foto: Alex Adam/SEPL

Uma apresentação dos investimentos, programas e números relacionados ao Paraná encerrou nesta sexta-feira (11), em Umuarama, Noroeste do Paraná, o 64ª Encontro de Núcleos do Sistema Ocepar 2024. O tema foi abordado pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e incluiu desafios de produtividade, avanços em gestão e o ambiente próspero de negócios que podem ser aproveitados em planos futuros do setor cooperativista.

Continua após a publicidade
Anúncio

Promovido há 32 anos, o evento teve a participação do Governo do Paraná em todas as rodadas desta edição, que iniciaram na segunda-feira (7), e também compreendeu reuniões em Curitiba, Capanema e Palotina. A edição completa teve participação de 500 lideranças do sistema cooperativo do Paraná, com dirigentes de organizações do Centro-Sul, Sudoeste, Oeste, Norte e Noroeste e de sete segmentos: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços e consumo.

“Estamos percorrendo o Paraná para acompanhar o crescimento econômico das cooperativas, para que o governo estadual saiba para onde estão indo os investimentos do setor, o que vai permitir planejar obras, trevos, infraestrutura e demanda de energia que o desempenho do setor exigem”, disse o secretário. “Onde tem cooperativa tem qualidade de vida, melhora o índice de desenvolvimento humano, então o Governo do Estado tem que apoiar e estar em sintonia com o setor”, ressaltou.

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, ressaltou a importância dos encontros e da presença do representante do Governo do Estado, que ajuda a apresentar o panorama de prosperidade do Paraná e a alinhar o investimento estatal ao do sistema cooperativo. “Esse encontro em outubro é voltado ao planejamento. Então, ter o secretário de Planejamento do Paraná nos ajuda a identificar onde podemos inserir bem os nossos projetos do cooperativismo”, disse ele.

O alinhamento, segundo o presidente da entidade, visa preparar o setor para uma perspectiva bem positiva para o ano que vem, após um 2023-2024 de menor faturamento, em função da quebra de safra. As cooperativas paranaenses, segundo a Ocepar, recebem 64% do que se produz em grãos no Estado e congregam 143 agroindústrias em funcionamento.

Ricken disse que o cooperativismo do Paraná se diferencia de outros estados justamente pela capacidade de planejar e que o alinhamento ao planejamento estruturado e consistente do Estado situa o setor para que possa fazer novos investimentos.

“As cooperativas têm grande participação na economia do Paraná, então não podemos ficar fora desse planejamento do Estado. A presença do secretário estadual desta área facilita e mostra que o Governo do Estado entende a importância da previsão de investimentos”, disse.

PLANO -Recentemente, o Sistema Ocepar publicou o novo ciclo de planejamento estratégico da organização, o PRC300, que projeta, para 2026, um faturamento anual de R$ 300 bilhões pelas cooperativas paranaenses, investimento anual de R$ 7,8 bilhões em agroindústria, armazenagem e infraestrutura, e a geração de 154 mil novos empregos.

Os Encontros de Núcleos do Sistema Ocepar 2024 tiveram início na segunda-feira (7), em Curitiba, passando por Capanema e Palotina, seguindo para o encerramento em Umuarama.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias