Coresul Tintas
PREF. MCR CAMPANHA EXPO JULHO 2026 POP UP
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
AUTO LATAS MARECHAL
Coresul Tintas
Cidades

Paraná levará políticas estaduais ao Congresso de Municípios do Mato Grosso do Sul

O encontro reúne gestores municipais para discutir políticas públicas. O evento é uma iniciativa da Associação dos Municípios de MS (Assomasul), c...

21/10/2025 09h17
Por: Conecta Oeste
Fonte: Secom Paraná
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria das Cidades, vai participar do 3º Congresso dos Municípios do Mato Grosso do Sul, que começou nesta segunda-feira (20) e vai quarta-feira (22). O encontro reúne gestores municipais para discutir políticas públicas. O evento é uma iniciativa da Associação dos Municípios de MS (Assomasul), com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Mato Grosso do Sul.

Continua após a publicidade
Anúncio

A participação do Paraná leva em conta o desenvolvimento de programas integrados com as cidades, como o Asfalto Novo, Vida Nova (pavimentação em todas as ruas com leito natural, num investimento de cerca de R$ 5,4 bilhões), Ilumina Paraná (auxiliar as cidades com investimentos para iluminação de LED), e o Casa Fácil Paraná, gerenciado pela Cohapar, que tem modalidades que vão do apoio ao valor da entrada a condomínios para idosos.

O secretário das Cidades, Guto Silva, vai falar sobre “Relação entre Estado, Município e União”, destacando os exemplos do Governo do Paraná a partir das suas experiências. Para ele, o encontro representa uma oportunidade de integração e aprendizado entre os gestores públicos.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A ideia é promover a troca de experiências e investir na formação de todos que atuam diretamente nas prefeituras, buscando, assim, resultados mais eficientes e políticas públicas voltadas para o cidadão. O Paraná é um dos três estados mais competitivos do Brasil e que tem batido recorde de investimentos públicos. Vamos contar um pouco dessa integração de esforços entre todas as secretarias e da visão municipalista”, disse. "E a ideia também é importar boas práticas, a partir de um diálogo franco".

Em sua terceira edição, o tema principal do Congresso do Mato Grosso do Sul é a “Eficiência na Gestão Pública”. Entre os palestrantes também estão o governador do MS, Eduardo Riedel, com o tema “Desenvolvimento e Gestão Pública: o protagonismo dos municípios na transformação socioeconômica do Estado de Mato Grosso do Sul”, e a maior jogadora de basquete da história do Brasil, Hortência Marcari, que falará sobre “A força do protagonismo feminino: valores e atitudes que transformam”.

Continua após a publicidade
Anúncio

MARINGÁ – Na próxima quarta-feira (22), em Maringá, representantes da Secretaria das Cidades também vão participar do III Fórum Estadual de Gestores Públicos, o Planeja Brasil, com programação voltada a prefeitos, vereadores, secretários e demais lideranças municipais. Além do secretário Guto Silva, o Planeja Brasil terá palestras magnas com Martha Gabriel, Clóvis de Barros Filho e Ricardo Amorim, que falará sobre “Economia em Transformação: Oportunidades e Desafios para Municípios Brasileiros”.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias