Coresul Tintas
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
AUTO LATAS MARECHAL
Coresul Tintas
DOMUS TELECOM SETEMBRO 2025
Cultura

“Mostly Mozart”: Orquestra Sinfônica do Paraná leva clássicos ao MON neste sábado

Os concertos no MON integram a programação comemorativa dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná e já reuniram mais de cinco mil pessoas nas q...

03/11/2025 16h18
Por: Conecta Oeste
Fonte: Secom Paraná
Foto: Vitor Dias/CCTG
Foto: Vitor Dias/CCTG

A Orquestra Sinfônica do Paraná realiza no próximo sábado (08), às 16h, no vão livre do Museu Oscar Niemeyer, o quinto concerto da série “OSP no Museu Oscar Niemeyer – Mostly Mozart”, com regência do maestro convidado Matheus Carneiro. A entrada é gratuita e não é necessária a emissão de ingressos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os concertos no MON integram a programação comemorativa dos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná e já reuniram mais de cinco mil pessoas nas quatro últimas apresentações. Este será o penúltimo concerto da série. O encerramento acontece no dia 6 de dezembro, também no Museu Oscar Niemeyer, no mesmo dia e horário.

"Estou muito feliz de estar com a Orquestra, sempre ouvi falar muito bem do grupo e tenho amigos que tocam aqui. Conhecer de perto o trabalho da Orquestra Sinfônica e reencontrar tantas pessoas queridas tem sido muito especial", afirmou o maestro convidado do concerto, Matheus Carneiro. “É um programa muito especial do período clássico, vai ser uma verdadeira celebração".

No programa serão apresentadas duas obras que marcam o auge do classicismo europeu: a "Sinfonia nº 29 em Lá maior de Mozart", e a "Sinfonia nº 104 em Ré maior de Franz Joseph Haydn".

A primeira, composta por Mozart em 1774, é uma das obras que melhor expressam a leveza e o equilíbrio típicos de sua fase juvenil, marcada por refinamento melódico e elegante formal. É dividida em quatro movimentos: Allegro moderato, Andante, Menuetto: Allegretto, Trio e Allegro con spirito. Ela é considerada como uma obra que evidencia o domínio precoce do compositor sobre a linguagem sinfônica.

Em seguida, o público confere a sinfonia conhecida como "Londres". Escrita em 1795, foi a última sinfonia do autor e sintetiza sua maturidade artística, unindo vigor rítmico, equilíbrio formal e temas inspirados na música popular.

COMPOSITORES – Franz Joseph Haydn (1732–1809) é considerado uma das figuras fundadoras do período clássico. Nascido em Rohrau, na Áustria, foi incentivado desde cedo pelo pai, que apreciava a música popular. Aos seis anos, já cantava e tocava vários instrumentos. Sua formação incluiu o estudo de cravo e violino em Viena, e sua carreira foi marcada por posições de destaque como mestre de capela e diretor musical da corte.

Mozart (1756–1791), também austríaco, é um dos compositores mais célebres da história: deixou mais de 600 obras, entre sinfonias, concertos, óperas e música de câmara. Sua produção influenciou gerações de músicos e permanece como um dos pilares da música ocidental.

Em 1784, Haydn conheceu o jovem Mozart, com quem manteve uma amizade e uma relação de admiração mútua. Mozart considerava Haydn um mestre e fonte de inspiração, enquanto Haydn via em Mozart um gênio absoluto, chegando a chamá-lo de "pai de todos os compositores". Essa troca de influências ajudou a moldar a evolução da música clássica e consolidou ambos como figuras centrais do período.

MAESTRO CONVIDADO – Recém-premiado no I Concurso de Regência Maestro Isaac Karabtchevsky promovido pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, Carneiro é atualmente regente assistente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. Atua também como regente convidado do grupo de metais do projeto Música de Câmara São Paulo.

Continua após a publicidade
Anúncio

Natural de São Caetano do Sul, iniciou seus estudos musicais aos nove anos no projeto Bandas e Fanfarras junto com o pai e, aos dez, ingressou no Instituto Baccarelli, onde atuou como trompetista em diversas formações, chegando à Orquestra Sinfônica Heliópolis aos 12 anos. Ao longo da carreira, teve contato com maestros renomados como Claudio Cruz, Isaac Karabtchevsky, Zubin Mehta, Marin Alsop, Thomas Dausgaard e Julian Rachlin.

Serviço:

Série “Mostly Mozart” no MON com Orquestra Sinfônica do Paraná

Regência: maestro convidado Matheus Carneiro

Data: 08 de novembro (sábado), às 16h

Continua após a publicidade
Anúncio

Local: Museu Oscar Niemeyer – R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Duração: 52 minutos

Entrada gratuita | Classificação livre

Programa:

Mozart – "Sinfonia nº 29 em Lá maior, K. 201/186"

Haydn – "Sinfonia nº 104 em Ré maior" - “Londres”

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias