Uma bebê de apenas 21 dias foi acolhida institucionalmente após dar entrada em uma unidade de saúde de Toledo com hematomas e uma fratura. O caso é investigado pela Polícia Civil como possível situação de maus-tratos.
A situação chegou ao conhecimento das autoridades na última segunda-feira (22), quando a mãe levou a recém-nascida para atendimento na UPA. Conforme as informações apuradas, a criança não parava de chorar e, durante a avaliação médica, os profissionais identificaram lesões que levantaram suspeitas e motivaram o acionamento do Conselho Tutelar.
Diante do quadro, a bebê foi transferida para um hospital para receber atendimento especializado. Segundo o Conselho Tutelar, a criança apresentava hematomas e uma fratura.
Em depoimento à Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (24), a mãe relatou que o pai da criança já havia demonstrado comportamentos bruscos com a filha e que chegou a adverti-lo sobre as atitudes. Apesar disso, ela afirmou não ter conhecimento de qualquer agressão ou acidente que pudesse explicar os ferimentos. Segundo relatou, também gostaria de saber o que aconteceu com a bebê.
Como medida de proteção, o Conselho Tutelar determinou o acolhimento institucional da recém-nascida. Atualmente, a criança está sob tutela do Estado, enquanto equipes multiprofissionais acompanham a família para esclarecer as circunstâncias do caso e avaliar a situação familiar.
A mãe também foi encaminhada para acompanhamento pela rede de proteção. Após prestar esclarecimentos na delegacia, ela foi liberada.
A investigação segue em andamento. O casal é apurado por suspeita de maus-tratos, e um filho da família também deverá ser ouvido com acompanhamento psicológico. Outros familiares serão chamados para prestar esclarecimentos nos próximos dias.
Apesar dos ferimentos, a bebê recebeu os cuidados médicos necessários e não corre risco de morte.
Sensação
Vento
Umidade