Sábado, 28 de Novembro de 2020 Fale Conosco Redação: (45) 9.9934-0761
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FCA e TIM Brasil fecham parceria para oferecer conectividade ampla nos carros a partir de 2021

Auto | 31/10/2020 | 04:19 |

A FCA não revelou quantos dispositivos poderão ser conectados por meio da nova plataforma(foto: FCA/Divulgação)  

Quando a concorrência aperta, a solução é cada um dar seus pulos para tentar acompanhar ou superar. E é exatamente isso que a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) vai tentar fazer ao anunciar sua parceria com a operadora de telefonia móvel TIM Brasil. As empresas anunciaram uma parceria que vai disponibilizar nos carros das marcas Fiat, Jeep e Ram uma plataforma de conectividade com vários recursos, alguns já oferecidos em modelos da Chevrolet e Volkswagen, como Wi-Fi nativo e acesso a serviços por meio de aplicativos. A novidade chegará ao mercado no primeiro quadrimestre de 2021.

SAIBA MAIS

De acordo com a FCA e a TIM, a parceria contempla “parte da estratégia global de desenvolver ecossistemas para serviços conectados e potencializar a experiência digital dos clientes”. Os próximos lançamentos da FCA no Brasil trarão o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com cobertura 4G da TIM. As empresas só não revelaram ainda quanto será o custo do serviço e a quantidade de equipamentos que poderá ser conectada no sistema.

De acordo com os executivos da FCA e da TIM, o sistema funciona como um modem e disponibilizará mais de 30 recursos para os clientes, que terão comunicação ativa com o carro, com a FCA e com as concessionárias. Além disso, os usuários dos carros terão acesso a conteúdos de entretenimento e segurança, até aplicativos que interagem com o veículo. Usando o celular, o motorista vai poder acionar o ar-condicionado e determinar a temperatura antes mesmo de entrar no carro, e até dar a partida no motor. Vale lembrar que esse tipo de recurso já está disponível em modelos de outras marcas.

 

Por meio de sensores que enviam dados para a FCA continuamente, será possível identificar falhas no veículo rapidamente, e o agendamento para o reparo é feito de maneira prática. A interface terá atualização remota, de forma contínua, portanto, qualquer serviço que tiver que ser executado no carro o proprietário será comunicado por meio do sistema. A conexão com a internet via 4G permitirá, ainda, a atualização de softwares e aplicativos pela nuvem e a integração com assistentes pessoais.

A ideia da FCA e da TIM é possibilitar conectividade ampla por meio do sistema multimídia(foto: FCA/Divulgação)

Na prática, com o novo sistema de conectividade os usuários de modelos do grupo FCA poderão fazer pagamento automatizado em postos de combustíveis, estacionamentos e Drive Thru, tudo por meio do sistema multimídia. Para isso, a FCA já fechou parcerias com a Visa e McDonald's. Ou seja, por meio de comando de voz, você vai poder pedir um sanduíche, efetuar o pagamento remotamente e pegar a mercadoria no Drive Thru. Mas o sistema não dispensa você de enfrentar a fila. Outro recurso que será disponibilizado é o auxílio para indicar a forma mais econômica e segura de dirigir o carro, ajudando a evitar possíveis acidentes e resultando em descontos na apólice de seguro.

A FCA e a TIM não revelaram qual será a velocidade e capacidade de downloads, nem mesmo quantos equipamentos poderão ser conectados no sistema. Mas informaram que também por meio de voz será possível comunicar com assistentes digitais como a Alexa, da TIM, e o Google Home. O sistema estará disponível somente em modelos novos das marcas e não terá como ser adaptado em carros usados. E vale lembrar ainda que a parceria não permite que clientes TIM tenham descontos na compra de carros das marcas FCA.

Os detalhes completos sobre a nova plataforma de conectividade só serão revelados no lançamento, no início de 2021. “O carro conectado será o ponto de partida para novas soluções que viabilizarão relevantes transformações na jornada do consumidor, simplificando tarefas cotidianas”, afirma Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina. “Nossa parceria com a FCA é uma demonstração da importância de acordos estratégicas com que estamos trabalhando no país, estimulando e desenvolvendo novos modelos de negócios, oferecendo sempre a melhor experiência para usuários”, declarou Alberto Griselli, Chief Revenue Officer da TIM Brasil.

| Fotos: Vrum |
PUBLICIDADE
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL
Tradição e qualidade nos mínimos detalhes! Agende seu horário!
Point Drink's, o Point especializado em Drink's
Divulgação, Locação de Som e Luzes
Contrate Sonoriza Som
Arena Society