CAMPANHA CURSOS SENAC MARECHAL
CAMPANHA EXPO RONDON 2024
Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Senado Federal

Humberto Costa defende medidas para evitar desabamentos de prédios em PE

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (3), o senador Humberto Costa (PT-PE) declarou estar confiante em um desfecho positivo para o dram...

03/04/2024 20h55
Por: Marcos Umeres
Fonte: Agência Senado
 - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (3), o senador Humberto Costa (PT-PE) declarou estar confiante em um desfecho positivo para o drama de cerca de 40 mil famílias que vivem em mais de 5 mil imóveis com risco de desabamento em Pernambuco, os chamados prédios-caixão. O senador ressaltou que tem buscado apoio para resolver a situação.

Ele destacou que, como presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), esteve com membros do colegiado visitando os locais e conversando com os moradores. Além disso, se reuniu com autoridades no estado e em Brasília, incluindo ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e representantes do Ministério da Fazenda e da Caixa Econômica Federal (CEF).

— Estou confiante de que, muito breve, muito breve mesmo, possamos anunciar um acordo por meio do qual seja possível indenizar essas pessoas, acolhê-las em programas habitacionais, desocupar imediatamente os imóveis condenados e ainda habitados, garantindo alojamento social aos que lá estão, e demolir esses prédios em risco, para que não ameacem mais a vida de ninguém — enfatizou.

O senador explicou que 522 imóveis estão em situação crítica e lembrou que 17 já desabaram, matando 54 pessoas no estado.

— Estima-se que mais da metade desses imóveis apresente um risco considerado muito alto de desabamento, 153 deles têm risco iminente, segundo o Instituto Tecnológico de Pernambuco. As ações judiciais por esses problemas somam mais de 8 mil e se arrastam há décadas pelas varas das Justiças estadual e federal sem que chegue a uma solução razoável — disse.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários