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Restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia tem vencedor

Esta será a terceira obra utilizando a técnica whitetopping na PRC-280, em que um novo pavimento de concreto é executado sobre o asfalto. Investim...

03/04/2024 21h25
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: Conrado Age/Arquivo AEN
Foto: Conrado Age/Arquivo AEN

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quarta-feira (03) a declaração de vencedor da licitação da obra de restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia, passando por Mariópolis, na região Sudoeste.

O Consórcio Sanches Tripoloni – Consol – Clevelândia – Pato Branco, formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda e Consol Engenheiros Consultores Ltda., teve sua documentação aprovada pela comissão de contratação do DER/PR, asssim como a proposta de preço negociada de R$ 180.950.000,00.

O vencedor da licitação ficou classificado em terceiro lugar na sessão de disputa, tendo sido convocado após as duas primeiras empresas serem desclassificadas por não apresentarem documentos de habilitação nem proposta de preço adequada ao último lance que realizaram.

Com a publicação do vencedor, no portal Compras Paraná e no portal do governo federal, tem início prazo de três dias úteis para interposição de recurso pelas demais participantes quanto a este resultado.

WHITETOPPING– A obra prevê a restauração total da rodovia entre os municípios, em uma extensão de 37,49 quilômetros, utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é reciclado para servir como base para a implantação do pavimento rígido de concreto. Também está prevista a implantação de terceiras faixas em pontos críticos do trecho.

As faixas de rolamento medirão 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros em ambos os lados da pista, exceto nos segmentos com terceiras faixas. As placas de concreto terão espessura de 22 centímetros nas faixas principais e nos acostamentos, e 28 centímetros nas terceiras faixas.

Também estão previstos os serviços de terraplenagem para alargar a plataforma da rodovia onde for necessário, implantação de nova sinalização horizontal e sinalização vertical, além da instalação de sistema de drenagem superficial de águas. Serão instaladas ainda defensas metálicas e plantada nova grama nos taludes dos alargamentos.

Os acessos a lotes lindeiros serão pavimentados com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), material mais comum utilizado em pavimentos flexíveis.

PROJETOS– O edital utiliza a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada, em que é licitada a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, juntamente com a execução da obra. A solução proporciona melhor entrosamento entre projetista e construtor, resultando nas melhores soluções de engenharia para cada empreitada.

O prazo contratual será de 450 dias, contados a partir da emissão de ordem de serviço, sendo os primeiros 90 dias para a elaboração dos projetos e 360 dias para a obra em si.

O mesmo consórcio executou a restauração da PRC-280 entre Palmas e a BR-153 , e está trabalhando na restauração da rodovia entre Palmas e Clevelândia .

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