Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Sanepar

Engenheiros da Sanepar apresentam ações para redução de perdas de água na Espanha

Conferência Water Loss 2024 reuniu 620 participantes que debateram estratégias, técnicas e melhores práticas na gestão de perdas

17/04/2024 18h42
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: Sanepar
Foto: Sanepar

Engenheiros da Sanepar apresentaram nesta terça-feira (16), na cidade de San Sebastián, na Espanha, o Programa Corporativo de Combate e Redução de Perdas de Água da Companhia, na Water Loss 2024, que é a maior conferência mundial sobre perda de água. O objetivo do evento é apresentar e discutir os mais recentes avanços, estratégias, técnicas e aplicações das melhores práticas internacionais na gestão de águas não-faturadas. O Water Loss, que teve início no domingo e se encerra nesta quarta-feira, reuniu 620 participantes de todo o mundo.

A gerente do Processo Água da Companhia, Juliana Pilotto, avalia a participação no evento, junto com os engenheiros Marcelo Depexe e Patrícia Paludo, como importante para o aprendizado e a troca de experiências com os melhores especialistas do setor do mundo. “Conhecemos diferentes tecnologias e novas ideias para aprimorarmos o nosso programa corporativo de perdas”, afirma.

Na apresentação feita na conferência, o engenheiro Marcelo Depexe falou dos resultados do programa, como a redução de mais de 10 litros/dia entre 2019 e 2023. “A tendência é de que essa queda continue nos próximos anos”, afirmou.

Na abordagem da estratégia corporativa da Sanepar para a melhoria na eficiência operacional, de forma a reduzir e controlar de forma consistente as perdas de água, explicou o funcionamento das câmaras técnicas que lideram a aplicação do programa em todo o Estado, com reuniões mensais de análise de resultados e definição das ações seguintes. “As câmaras buscam a uniformidade de conhecimentos e ações em todas as regiões do Paraná, a fim de garantir a eficácia das diretrizes do programa”, disse.

Foram apresentados ainda projetos em desenvolvimento pela Sanepar, em parceria com startups, como o uso de sensores em hidrômetros que monitoram pressão e vazão de redes durante 24 horas por dia e de hidrofones que captam ruídos da água. E também o uso de tecnologia israelense para detecção de perdas com captura de imagens por satélite.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Marechal Cândido Rondon, PR
Atualizado às 05h04
Tempo limpo Máxima: 18° - Mínima:

Sensação

1.71 km/h

Vento

90%

Umidade

Redes Sociais
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Blogs e colunas
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Últimas notícias
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Mais lidas
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Sonoriza Som