Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Copel

Com estreia no Norte Pioneiro, programa Cultivar Energia chega a 20 hortas comunitárias

A área mais recentemente incorporada ao programa fica em Siqueira Campos, e foi preparada em parceria com a prefeitura do município para que um gr...

16/05/2024 10h12
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: Copel
Foto: Copel

O Programa Cultivar Energia, que incentiva a implantação de hortas comunitárias sob linhas de alta tensão da Copel, já possui 20 espaços para a produção de alimento saudável e geração de renda para a comunidade, somando 90 mil metros quadrados de terrenos cultivados.

A área mais recentemente incorporada ao programa fica em Siqueira Campos, e foi preparada em parceria com a prefeitura do município para que um grupo de 15 famílias possa iniciar o plantio, no Bairro Vila Nova. São dois terrenos com 2 mil metros quadrados ao todo, que constituem a primeira horta do programa implantada no Norte Pioneiro do Estado. As demais unidades já em funcionamento ficam em Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Umuarama.

Os produtos cultivados na nova horta de Siqueira Campos servirão para consumo próprio, mas também poderão ser doados e vendidos diretamente pelos participantes do programa, que funciona em parceria com as prefeituras de cada município.

Na dinâmica, a Copel é responsável pela cessão de uso da faixa, cercamento das áreas, e orientação das famílias participantes sobre a segurança no uso do espaço. O município oferece a assessoria técnica para a agricultura urbana, faz a preparação da terra, dos canteiros e é responsável pelo cadastro e acompanhamento das famílias.

Daniele Ciotta, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, destaca que as hortas comunitárias têm um impacto positivo abrangente para a empresa, para o município e para a comunidade como um todo. “Essas hortas não só contribuem para a produção de alimentos saudáveis, mas também para o aumento da renda das famílias e para a inclusão social”, enfatiza.

De acordo com a chefe da Divisão de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Siqueira Campos, Rosamaria da Silva Marra Brocal, após o cercamento das hortas realizado pela Copel e a preparação do solo pela Secretaria de Obras do município, as próximas etapas são a implementação das técnicas de irrigação e a chegada das mudas para as famílias. Todas as hortaliças e legumes das hortas comunitárias sob linhas da Copel são livres de agrotóxicos, o que contribui para a preservação da qualidade do solo e da água, e ainda garante alimentação de qualidade para as famílias.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Marechal Cândido Rondon, PR
Atualizado às 02h04
Tempo limpo Máxima: 18° - Mínima:

Sensação

1.47 km/h

Vento

81%

Umidade

Redes Sociais
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Blogs e colunas
Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Últimas notícias
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Mais lidas
Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Anuncie Aqui