Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Santa Catarina

Estado lança Campanha Fio Laranja de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), em conjunto com outras pastas, lançou nesta qu...

18/05/2023 19h25
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), em conjunto com outras pastas, lançou nesta quinta-feira, 18, a campanha Fio Laranja para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é promover ações ao longo de um ano para conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade de todos de proteger as crianças e adolescentes catarinenses.

No lançamento, a secretária da SAS, Alice Kuerten, ressaltou a importância de retomar a capacidade de olhar para o próximo, principalmente para os sinais que as crianças e adolescentes podem apresentar diante de um abuso. “Muitas vezes elas não falam, mas se olharmos atentamente podemos perceber que algo está errado com essa criança e adolescente. Seja no convívio, no esporte, na escola, precisamos estar dispostos à enxergar e para que tenhamos a capacidade de reconhecer que teremos uma ano de ações articuladas com árias secretarias e com a sociedade”, comentou.

Os dados apontam que é realmente preciso estar atento, já que em cerca de 80% dos casos, o abuso é cometido por pessoas da própria família.

Já a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, comentou que nem o Estado nem a sociedade podem mais se omitir diante desse tema, sob pena de responsabilização. “Que bom que hoje estamos aqui todos juntos, várias secretarias assumindo esse compromisso de levar adiante de forma permanente ações como essa. Como na saúde, é preciso encarar o diagnóstico para ter o tratamento e no caso do abuso é a mesma situação. Precisamos encarar o problema para a partir dele ter uma solução”, disse.

Além da Assistência Social, participam da campanha as secretarias da Saúde, Educação, Segurança Pública e Turismo. O Tribunal Regional do Trabalho também apoia a iniciativa.

Capacitação para profissionais

Para enfrentar o abuso e exploração sexual infantojuvenil uma das principais armas é a prevenção. A intenção é capacitar os profissionais da rede de proteção à criança sobre assuntos como escuta especializada; levar informação para escolas, divulgar os canais de denúncia como o Disque 100, Conselhos Tutelares e Delegacias, além de informar sobre o dever de todos em assegurar a proteção das crianças e adolescentes.

O nome da campanha foi escolhido por simbolizar uma espécie de amarração entre diversos setores que trabalharão unidos e passar a ideia de continuidade, já que as ações não encerram no Maio Laranja. De acordo com a secretária adjunta da SAS, Maria Helena Zimmermann, a Assistência Social também trabalha em todo o estado com a prevenção desse tipo de violação nos equipamentos da Assistência Social como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e no Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculo, etc.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento da campanha Fio Laranja, representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Secretarias de Saúde, Educação, Portos, Aeroportos e Ferrovias, Indústria, Comércio e Serviços, Controladoria Geral do Estado , entre outros órgãos.

:: Leia mais:

Campanha Fio Laranja: Segurança Pública é aliada no fortalecimento do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Campanha Fio Laranja: Polícia Civil reforça programa de proteção à criança no mês de combate ao abuso e exploração sexual

Texto: Helena Marquardt e Luciane Lemos

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários