Anuncie Aqui
Sonoriza Som
Santa Catarina

Em seminário, Assistência Social e entidades discutem desafios das políticas públicas para pessoas em situação de rua

As políticas públicas para pessoas em situação de rua foram tema de um seminário em Florianópolis que contou com a participação da Secretaria de Es...

25/05/2023 17h50
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

As políticas públicas para pessoas em situação de rua foram tema de um seminário em Florianópolis que contou com a participação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e outras entidades. No evento, realizado no Auditório da Defensoria Pública de Santa Catarina,  foram abordados principalmente  os desafios das políticas voltadas a esse público.

Segundo dados do CadÚnico, até abril, mais de 8.200 pessoas estavam vivendo nas ruas em Santa Catarina, 90% desse total era de homens e 10% mulheres. Ainda segundo o cadastro, 93% têm idade entre 18 e 59 anos. Outro dado importante é que 43% não conseguiu sequer completar o Ensino Fundamental.

No Brasil, o número chega 209.527 pessoas vivendo nas ruas, mas segundo a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes da SAS, Regina Suenes, o número pode ser ainda maior já que um dos desafios é garantir que elas sejam cadastradas no CadÚnico. “Hoje nem todos os municípios possuem uma estrutura para atendimento dessas pessoas, como por exemplo, os Centro Pop. Em muitas cidades é um grande desafio também pela falta de profissionais para fazer o cadastro desse público”, disse

O seminário destacou o importante papel dos profissionais de serviço social para que o Estado possa avançar no atendimento de pessoas em situação de rua. Foi realizada ainda uma palestra pelo professor André Luiz Freitas, do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua.

Regina ainda chamou a atenção para o fato de que muitas cidades catarinenses não promovem ações efetivas para os moradores em situação de rua e, em alguns casos, o recurso das prefeituras para utilização com esse público acaba não sendo usado. “Diante dessa realidade ficou encaminhado que realizamos um fórum para tratar dessa temática e conseguir avançar nas políticas públicas”, finaliza.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Helena Marquardt
(48) 3664-0908

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários