Sonoriza Som
Anuncie Aqui
Santa Catarina

Condições climáticas propícias para incêndio geram alerta das equipes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Imagem: Divulgação IMAAs instituições que formam o Plano de Contingência (PLACON) organizado para enfrentamento de incêndios na Baixada do Maciambú...

19/05/2023 16h00
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Imagem: Divulgação IMA

As instituições que formam o Plano de Contingência (PLACON) organizado para enfrentamento de incêndios na Baixada do Maciambú, área pertencente ao Parque Estadual Serra do Tabuleiro (PAEST) estão alertas quanto às condições climáticas que se apresentam favoráveis para incêndio na região.

Há alguns dias sem chuva e com previsão de que não ocorra precipitação no próximo período, tempo seco e ventos com velocidade considerável preocupam quanto ao surgimento de focos de fogo e alastramento de chamas na área.

“A coordenação da unidade está fazendo rondas ostensivas para evidenciar a vigilância estatal, e já solicitamos que as entidades que formam o PLACON fiquem em alerta para qualquer notícia de foco de incêndio e para mobilizações necessárias, especialmente, aos finais de semana”, disse o coordenador do PAEST e biólogo do IMA, Marcos Maes.

O PLACON é formado pela Defesa Civil de Santa Catarina, IMA, CBMSC, PMA, BAPM, PMSC, Polícia Civil, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Segurança Pública de Palhoça e Instituto Çarakura.

Reforçamos que a equipe do PAEST tem realizado trabalho constante de conscientização ambiental da população para informar, orientar, e estimular as pessoas a adotarem comportamentos imprescindíveis à conservação da fauna e flora da unidade.

“Clamamos que as pessoas não promovam queimada de lixo e entulhos nem joguem bitucas de cigarro em meio à vegetação, pois a maioria dos incêndios na área são provocados por ação humana intencional e podem além de gerar prejuízos para a unidade de conservação, também queimar casas na comunidade e colocar em risco a vida dos vizinhos que moram no entorno do parque”, reforçou Marcos.

Em relação às áreas atingidas no último incêndio, a equipe técnica do PAEST tem monitorado a evolução da restinga que, naturalmente, possui boa resiliência em relação ao fogo com capacidade de se recuperar de forma natural e tem executado ações e programas de restauração no parque visando a conservação ambiental das espécies nativas da região.

Para informar ocorrência de incêndio nas imediações do Parque, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número de emergência 193.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Morgana Eltz

Sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com o objetivo de proteger a biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

A unidade é administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o apoio do Governo do Estado e cogestão do Instituto Çarakura. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense.



Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes.
Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários